Friday, January 6, 2012

Molhe
(The Early Bird)


6 comments:

Pedro Alves said...

ESPECTACULAR!
Conta lá como foi feita...

Macho Bruno said...

Ganda malha ó Groucho.

E já agora, gostei particularmente da fotorep. do Sr Goa.

Dá-me lá um input, please:
Leica VLux 30 ou Fuji x10?

Thanks

Abraço do
Lobo

grouchomarx said...

@Pedro Alves
Obrigado, mas não faço ideia com foi feita :) como assim?
A única coisa que fiz questão qd tirei a foto foi do lado esquerdo cortar o candeeiro a meio para não fazer enquadramentos bonitinhos LOL.

@Lobo
Tnx man quanto a máquinas fotográficas entre essas 2 camaras a X10 claro (pq essa Leica tem o sensor mt pequenito e é na realidade uma Panasonic, não que haja mal nenhum nas Panasonic), mas a X10 já é um compromisso em termos de tamanho, pelo que sofre a concorrência das NEX e das m4/3.

Dito isto, há algo que tens de pensar que é (1) se te basta uma lente fixa ou te faz mesmo falta um zoom e (2) se queres bokeh nas fotos ou tanto faz.

Se zoom é mesmo essencial, e bokeh tanto faz, então essa X10 é uma boa opção (sendo outra uma Canon S95 ou S100). Não compraria as Leica que mencionas, antes preferiria a Leica D-Lux 5 (ie Panasonic LX 5) que acho que é a que tens já? LOL

Por razões de espaço, qualidade optica (pelo menos em lentes "consumer") eu prefiro de longe, mas de longe lentes fixas.

Se zoom é dispensável, em camaras mais "pequenas", sem ser SLR, tens como hipoteses a Fuji X100 (que é tipo love/hate e tem os seus quês), ou uma m4/3 com uma panqueca, que é o que eu tenho - tenho uma Panasonic GF2 que comprei na amazon barata pq começava a ser descontinuada e acrescentei-lhe uma panqueca Pana f1.7 20mm que gosto muito e a torna assim tipo a Leica dos pobres LOL. Se fosse agora talvez comprasse a Pana GX1 (que vem em kit com um zoom compacto ou body only) e comprava a mesma panqueca de 20 mm.

Outra alternativa que referi acima é as Sony NEX que têm aparentemente sensores mt bons mas no meu caso não consigo gostar daquele estilo de camaras.


Dá uma espreita à secção de reviews do Luminous Landscape que normalmente têm reviews feitas por quem sabe o que está a dizer e sem mania de pixeis, medições, etc etc.


Review da X100
Review da X100 (2ª parte)


Review da X10

pre-Review da GX1

grouchomarx said...

@Lobo
faltou-me falar esta' claro disto:

Fuji XPro-1

Acho que e' anunciada terca feira na CES 2012

Macho Bruno said...

Ó Groucho, nem sei como te agradecer pá, se vieres cá para os meus lados, jantamos!

Como já deves ter percebido eu não percebo nada de fotografia, contudo e através do teu blog tenho aguçado o apetite e a vontade por aprender mais. Mas a realidade é que não tenho método e perco as máquinas. Na última viagem perdi uma X4 ou X5 já não sei bem. Só não perdi a Vlux porque estava sempre ao pescoço. Sabes, ando "mortinho" por comprar uma de lentes intermutáveis e pensei seriamente na M9 (pérolas a porcos), mas desisti por agora até porque não saberia o que fazer com ela. Ás vezes penso tb na X1 (acho que é assim que se chama), enfim sou uma verdadeira besta!
De qq forma obrigado pelo teu tempo e informação. Vou ler atentamente os links e as "tips" que me sugeres. Um dia destes vou postar umas fotos que fiz recentemente e pedir-te mais umas opiniões, se estiveres para aí virado. Depois aviso-te. obrigado pelo input.

Lobo

PS: aquele Rui Palha é o maior! Apesar de não ter achado grande piada ao dossier da Fuji X10

grouchomarx said...

@Lobo

Não compres, mas não compres mesmo, a Fuji X10, que parece ter saido com um sério problema ao nível do sensor. Ora vê aqui este post (entre variadíssimos outros, no forum do dpreview.

X10 Orbs = No Buy.